21/09/2022 - Propositura sobre educação sexual é aprovada em sessão da Câmara Jovem

Durante a 3ª Sessão Ordinária do Programa Câmara Jovem, realizada na manhã de quarta-feira (21), os jovens vereadores de Caraguatatuba aprovaram, por unanimidade, uma propositura para inserir na grade curricular da Rede Municipal de Ensino a disciplina relativa à educação sexual.

A proposta, de autoria da jovem vereadora Ana Luiza Santos Souza, tem como principal objetivo levar o tema para discussão em sala de aula. “Infelizmente os casos de abuso sexual e abuso infantil no Brasil só aumentam. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de exploração sexual de crianças e jovens, dados da Secretaria de Direitos Humanos apontam que, em 2021, foram registradas mais de 119 mil denúncias”, disse Ana Luiza.

“No Brasil, a taxa é de 62 adolescentes grávidas para cada grupo de mil jovens do sexo feminino na faixa etária entre 15 e 19 anos, o índice é maior que a taxa mundial, que corresponde a 44 adolescentes grávidas para cada grupo de mi”, frisou Ana Luiza em sua justificativa.

O tema do projeto teve grande interação entre os jovens vereadores e contou com a participação da Professora de História e Palestrante de Educação Sexual Camila Aquino, que colocou categoricamente pontos importantes para o debate.

“Quando falamos sobre educação sexual, não estamos falando apenas de relacionamento sexual íntimo, falamos sobre afeto, demonstração de carinho e principalmente qual é a diferença entre carinho e abuso sexual’’, frisou a Professora Camila Aquino.

Para o coordenador do programa Câmara Jovem e assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, o tema levantado pela jovem vereadora e amplamente discutido entre os jovens demonstra preparo. “Muito interessante observarmos que nossos jovens vereadores estão atentos a problemas bastante sérios que circundam o dia a dia deles e que, eles próprios identificam a necessidade de discutir e propor novas políticas públicas”, finalizou Carlos Alberto.