06/10/2022 - Propositura sobre educação sexual é aprovada em sessão da Câmara Jovem

Durante a 03ª Sessão Ordinária do Programa Câmara Jovem, realizada no dia 21 de setembro, os jovens vereadores de Caraguatatuba aprovaram, por unanimidade, uma propositura que insere na grade curricular da Rede Municipal de Ensino a disciplina relativa à educação sexual.

A proposta, de autoria da jovem vereadora Ana Luiza Santos Souza, tem como principal objetivo levar o tema para discussão em sala de aula. “Infelizmente os casos de abuso sexual e abuso infantil no Brasil só aumentam. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de exploração sexual de crianças e jovens, dados da Secretaria de Direitos Humanos apontam que, em 2021, foram registradas mais de 119 mil denúncias”, disse Ana Luiza.

“No Brasil, a taxa é de 62 adolescentes grávidas para cada grupo de mil jovens do sexo feminino na faixa etária entre 15 e 19 anos, o índice é maior que a taxa mundial, que corresponde a 44 adolescentes grávidas para cada grupo de mi”, frisou Ana Luiza em sua justificativa.

O tema do projeto teve grande interação entre os jovens vereadores e contou com a participação da Professora de História e Palestrante de Educação Sexual Camila Aquino, que colocou categoricamente pontos importantes para o debate.

“Quando falamos sobre educação sexual, não estamos falando apenas de relacionamento sexual íntimo, falamos sobre afeto, demonstração de carinho e principalmente qual é a diferença entre carinho e abuso sexual’’, frisou a Professora Camila Aquino.

Para o coordenador do programa Câmara Jovem e assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, o tema levantado pela jovem vereadora e amplamente discutido entre os jovens demonstra preparo. “Muito interessante observarmos que nossos jovens vereadores estão atentos a problemas bastante sérios que circundam o dia a dia deles e que, eles próprios identificam a necessidade de discutir e propor novas políticas públicas”, finalizou Carlos Alberto.

Proposta é tema de palestra

No dia 04 de outubro, a Câmara Municipal, por meio da coordenação do programa Jovem Legislador, promoveu o 3º debate acadêmico com o tema: “o protagonismo infanto juvenil na formulação de políticas públicas destinadas a PREVENÇÃO E COMBATE AO ABUSO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA.”

Os jovens vereadores tiveram uma ampla palestra, com esclarecimentos de dúvidas relativas à educação, violência e sexualidade na adolescência com as professoras Camila Aquino, professora de história, relações públicas, palestrante e Luciana Colacio, professora universitária, bióloga especializada em análises clínicas e ciência da saúde.