25/06/2018 - Proposta que cria Dia das Brincadeiras Antigas está na pauta

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira, 26, a partir das 19h30, a 21ª sessão ordinária de 2018. Será discutido e votado o projeto de lei 034/18, do Vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), que institui o “Dia das Brincadeiras Antigas” nas escolas da rede pública e privada, no município.

De acordo com a propositura, o dia deve ser celebrado na semana em que se comemora o Dia das Crianças. As escolas devem promover atividades de promoção e estímulo às brincadeiras de antigamente como meio de valorizar as brincadeiras antigas, como: rouba-bandeira, amarelinha, pular elástico, bolinha de gude, escravo de jó, entre outras.

O objetivo de Tato Aguilar é resgatar costumes e tradições das brincadeiras de criança desenvolvidas no passado. Esse projeto foi sugestão da primeira legislatura do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara, quando a Jovem Vereadora Evelyn Lopes Gomes apresentou um projeto com o mesmo teor.

A sessão conta com mais dois projetos na pauta. Do Poder Executivo, será discutido e votado o projeto de lei nº 042/18, que estabelece diretrizes, normas técnicas e procedimentos para a regularização onerosa de edificações residenciais e comerciais construídas e/ou utilizadas em desacordo com a legislação urbanística e edilícia no município de Caraguatatuba.

Em sua justificativa ao projeto, o Poder Executivo diz que com o desenvolvimento da ação municipal, deve se promover o bem-estar de todos. O projeto zela e respeita às questões voltadas à garantia da acessibilidade e mobilidade urbana.

O Vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia) defenderá o projeto de Decreto 022/18, que dispõe sobre a concessão de “Medalha Mário Aulicino de Honra ao Mérito Esportivo” ao sensei Arthur de Mello Reis Zumbano, judoca da cidade, que há anos vem levando o nome de Caraguatatuba em competições de judô, além de dar aulas para iniciantes e competidores, somando mais de 100 alunos.

As sessões são transmitidas ao vivo pelo site: www.camaracaragua.sp.gov.br, pelo Facebook e Aplicativo oficial da Câmara Municipal e também pela Rádio Caraguá FM, 89.5.