17/04/2015 - Qualhada recebe título de cidadão caraguatatubense

Na noite desta sexta-feira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, o Sr. Wilson Francisco Valente, conhecido como Qualhada, recebeu no dia do seu aniversário, do Poder Legislativo municipal, o título de cidadão caraguatatubense.

A homenagem se deu por meio do decreto legislativo 263, de 12 de dezembro de 2014, de autoria do Vereador José Mendes de Souza Neto Bota, que dispõe sobre a concessão da honraria pelos relevantes serviços prestados ao município.

A solenidade contou com a presença de Parlamentares, do Vice-Prefeito Antonio Carlos da Silva Junior e de Secretários municipais. Familiares e amigos também acompanharam o evento.

Qualhada nasceu em São Paulo no dia 17 de abril de 1951 e tem desde a infância a paixão pela bola de futebol. Conheceu Caraguatatuba por meio de seu amigo Roberto Toti, que o convidou para participar do Campeonato de Futebol de Caraguatatuba. Como todos que aqui chegam, sua paixão pela cidade e pelo povo caiçara foi imediata, adotando-a posteriormente como sua cidade de coração.

O novo cidadão caraguatatubense diz ter orgulho de ter escolhido Caraguá para morar e criar seus filhos, sendo dois homens e duas mulheres, todos nascidos e criados em Caraguatatuba.

Para ele, a cidade natal é aquela que se nasce, mas cidade adotada é a que se ama: para ele, Caraguatatuba. , local onde trabalhou no ramo da construção, com seu próprio negócio, montou também uma quadra de futebol society e atualmente é proprietário de uma padaria.

Acometido do Mal de Parkinson, Wilson Francisco Valente afirma que pela Graça Divina e através da prática esportiva, foi livrado da cadeira de rodas. Assim, seu objetivo atual é criar uma associação de tratamento aos portadores de Parkinson, e proporcionar aos portadores desse mal, uma melhor qualidade de vida através da prática do esporte. Porém o que mais enaltece a sua vitória contra essa doença é a paixão que tem pela bola, que mesmo com os movimentos comprometidos nunca deixou de tela a seu lado.

Neto Bota, responsável pela homenagem, falou do exemplo de superação de Qualhada e a importância da sua esposa no momento difícil que atravessou. O autor da honraria, assim como os demais Vereadores presentes, ressaltaram a sua trajetória no futebol amador de Caraguá, quando na década de 80, era destaque nos gramados da cidade.