11/03/2023 - Representantes do programa Câmara Jovem participam de reunião na Secretaria de Educação

Com o objetivo de apresentar oficialmente a 5ª edição do programa Câmara Jovem aos gestores das unidades escolares do município o presidente da Câmara, Tato Aguilar, juntamente com a equipe técnica do projeto, esteve na secretaria de Educação em uma reunião na manhã da última sexta-feira(10).

Tato Aguilar explicou o objetivo do projeto e a importância da participação dos estudantes para o exercício da cidadania e a democracia. “Vocês sabem que para nós o Programa Câmara Jovem é muito importante por toda a troca de experiências entre nós, do Legislativo, vocês professores da Educação e é claro os jovens estudantes que passam praticamente um ano lá na Câmara Municipal conosco”, destacou.

O coordenador do programa Câmara Jovem e Assessor Jurídico Legislativo da Câmara Municipal, Carlos Alberto Paulino Ferreira, explicou as regras para a participação no programa de 2023 e também reforçou a importância da participação das unidades escolares no projeto. “Iniciamos as inscrições para a participação das unidades escolares que terão até o dia 31 de março para protocolar na Câmara o nome dos dois jovens eleitos para participarem conosco como titular e suplente”, explicou Carlos Alberto.

O Programa Câmara Jovem tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar. O programa é composto por 15 estudantes titulares e 15 suplentes, do Ensino Fundamental II, com idade máxima de 15 anos.

Nesta 05ª edição, serão destinadas 10 vagas para as escolas municipais e cinco para as escolas particulares. Caso exceda o número de vagas, o critério pela escolha das unidades se dará por ordem de inscrição.

O prazo para realizar a inscrição no site é 15 de março. Após essa data, se inicia em cada unidade escolar a eleição para a escolha do jovem vereador, que deverá ser enviado à Câmara Municipal até o dia 31 de março. A sessão solene de posse está marcada para o dia 17 de abril.