26/03/2024 - Rodrigo de Almeida Barros recebe honraria de Mérito Esportivo da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Caraguatatuba promoveu na noite da última quinta-feira (21), a sessão solene que dispõe sobre a concessão da “Medalha Mário Aulicino de Honra ao Mérito Esportivo” ao Ilmo. Sr. Rodrigo de Almeida Barros, como reconhecimento a sua notável contribuição ao esporte em nosso município. O vereador Antonio Carlos Junior é o autor do projeto de Decreto Legislativo nº 17/23, aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara, Tato Aguilar e contou com a participação dos vereadores Antonio Carlos Junior e Marcos Kinkas, além de amigos, alunos e familiares do homenageado.

A mãe de Rodrigo, Dona Sonia, ficou emocionada com a entrega da honraria. “Gostaria de agradecer a todos pelo reconhecimento do trabalho do meu filho e por ter tido a oportunidade e força de vontade de fazer a diferença na vida de seus alunos”, destacou.

Um momento muito especial para a noiva do homenageado, Mayara Veloso de Alcântara. “Uma pessoa muito esforçada e batalhadora. Tenho muito orgulho de seu caráter e bondade e sou grata a Deus por tê-lo em minha vida”, ressaltou.

“Esta honraria é muito especial para o Rodrigo, por todas as dificuldades que já passou em sua vida. Uma pessoa que sempre sorriu, apesar dos momentos difíceis. Jamais desista dos seus sonhos e continue sendo este excelente atleta”, afirmou o vereador Marcos Kinkas.

O autor da honraria, vereador Antonio Carlos Junior, reafirmou a importância de sua amizade com Rodrigo. “Um profissional que faz a diferença na vida de muitas pessoas. Muito estudioso, trabalhador e sempre correu atrás de seus objetivos. Rodrigo sempre teve um grande carinho e respeito por todos os seus alunos, contribuindo para a qualidade de vida de cada um deles”.

Uma propositura muito merecedora para o presidente da Câmara, Tato Aguilar. “Saiba do meu reconhecimento, gratidão e consideração por você e toda sua família”, comentou.

“Gostaria de agradecer ao vereador Antonio Carlos Junior e a todos os meus alunos aqui presentes pelo recebimento desta honraria que representa muito para minha vida. Sempre tento fazer meu melhor e contribuir para o esporte não somente em nossa região, como também mundialmente, me superando cada dia mais”, finalizou o homenageado.

Homenageado

Rodrigo de Almeida Barros nasceu em 22 de maio de 1986 em Caraguatatuba. Filho de Sonia Maria Ramos de Almeida Barros e Genivaldo de Almeida Barros, residente no Bairro do Sumaré. Rodrigo é graduado em Educação Fisica pelo Centro Universitário Módulo, empreendedor, atuando como Perssonal Trainer e Treinador de Atletas de Corrida de Rua.

Rodrigo se destaca com conquistas importantes dentro e fora de Caraguatatuba, levando assim o nome de nosso município até para outros continentes. Rodrigo Barros participará da Maratona de Valência na Espanha em Dezembro deste ano, prova essa considerada uma das mais rápidas do mundo, ficando atrás somente de Berlim, na Alemanha, a qual já participou duas vezes (2019 e 2022).

A participação dessas provas depende de índice técnico e hoje é o único atleta de Caraguatatuba que possui índice para correr qualquer maratona do mundo. Sua melhor marca em maratonas foi em 2019 na Maratona Internacional de Florianópolis com o tempo de 02:41:44, ficando em 14° colocado. Este ano participou da Maratona Internacional do Rio de Janeiro e com o tempo de 02:43:14, conseguiu a 11° colocação em uma das maiores maratonas nacionais.