02/10/2023 - Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas na Câmara Municipal

Como estabelecido pela lei complementar nº 141, de 2012, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no plenário da Câmara Municipal, na manhã da última sexta-feira(29), para apresentar a prestação de contas da pasta referente aos atendimentos e ações realizadas no segundo quadrimestre do ano de 2023.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Câmara e vereador, Tato Aguilar, e também contou com a participação dos vereadores Gil Oliveira, Jair Silva e Oswaldo Pimenta de Mello Neto (O China).
A prestação de contas foi coordenada pelo secretário de Saúde, Gustavo Boher, auxiliado pela secretária adjunta, Derci Andolfo, a diretora de planejamento, Priscila Meyer, além da equipe técnica de diversos departamentos da secretaria.

Durante o encontro, os vereadores levantaram alguns apontamentos e considerações sobre os serviços prestados pela pasta, como os investimentos realizados nos últimos anos pela gestão, além da quantidade de atendimentos médicos mensais disponibilizados, agendamento de consultas e internações.

O vereador e líder do prefeito Jair Silva fez um questionamento sobre o volume de carros e viaturas disponíveis da secretaria de saúde para viagens para fora do município, além da diminuição da quantidade de castrações realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de dentistas disponíveis no município para atender a população.

De acordo com o secretário são realizados na cidade cerca de 60 mil atendimentos médicos por mês.  “Estes números são referentes aos atendimentos nas UPAs, UBSs e  na Casa de Saúde Stella Maris”, complementou Boher.

O vereador Gil Oliveira questionou sobre os exames de sangue realizados nas UBSs do município por conta das cobranças feitas pela população acerca de agendamentos e demora do prazo: “Acompanhamos as estatísticas e taxas de nosso crescimento populacional, que representa uma das maiores do Brasil e impacta diretamente em nosso município”, ressaltou Gil.

De acordo com secretário Gustavo Boher, mensalmente são realizados cerca de 110 mil exames de laboratório. “Estamos testando um novo método de trabalho, liberando senhas para atender toda a população e também finalizando o credenciamento e ampliação de novos laboratórios para melhor atender a nossa rede”, explicou o secretário.

O vereador China levantou a questão dos medicamentos de alto custo fornecidos pelo Estado e de acordo com os técnicos da secretaria de saúde, estão sendo abertos novos processos para a aquisição da medicação pelo Governo do Estado.