22/08/2023 - Servidores da Câmara Municipal participam de treinamento sobre proatividade no ambiente de trabalho

Os servidores públicos, assessores e estagiários da Câmara Municipal de Caraguatatuba realizaram o segundo treinamento sobre o tema “Princípios de Eficácia na Administração Pública”, que foi ministrado pelo consultor e professor Rafael Lima no plenário do legislativo. Rafael é proprietário da Empresa RL Treinamentos, com foco na área de liderança e contou um pouco aos servidores sobre sua trajetória profissional.

Durante o encontro, os servidores tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da proatividade e seu reconhecimento em nossas vidas pessoais e profissionais e saber identificar os problemas existentes dentro de nossa esfera de atuação. Rafael também explicou sobre os três pilares essenciais dentro da proatividade, que são: planejamento, onde devemos identificar nossos objetivos e planejar com antecedência como iremos alcançá-los; iniciativa, que diz respeito a tomada de iniciativa e ir além de nossa zona de conforto e a responsabilidade que devemos assumir por nossas decisões e ações.

O consultor também deu exemplos de grandes empreendedores de sucesso em suas áreas de atuação, como Steve Jobs, Elon Musk e J.K. Rowling e o poder que alguns hábitos proativos exercem sobre os servidores no ambiente de trabalho, como rotina, onde devemos criar um hábito diário para nos mantermos focados e produtivos, criatividade para procurar por novas ideias e soluções para desafios e autoconhecimento: conhecer a si mesmo para que possamos planejar e agir proativamente.

Segundo Rafael, o planejamento é muito importante dentro do ambiente de trabalho. “Planejar é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Devemos explorar como ele pode ser usado para melhorar a produtividade e para que assim possamos alcançar nossas metas e objetivos”, destacou o consultor.

Ao final do treinamento, foi realizada uma dinâmica em grupo entre os servidores com o objetivo de trabalhar o senso de coletividade, trabalho em equipe e eficácia dentro do ambiente de trabalho.