09/11/2015 - Título de cidadão caraguatatubense é concedido para Marcus Gomes

Foi entregue na noite da última sexta-feira na Câmara Municipal de Caraguatatuba, em sessão solene, o título de cidadão caraguatatubense ao Sr. Marcus da Costa Nunes Gomes, pelos relevantes serviços prestados ao município.

A homenagem se deu por meio do decreto legislativo 266, de 12 de dezembro de 2014, de autoria do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau. Vereadores, familiares e amigos estiveram presentes na solenidade.

Nascido no dia 25 de março de 1979, em Brasília - Distrito Federal, filho de Orlando José Nunes Gomes e Sebastiana Nercina da Costa Nunes Gomes (in memorian), o novo cidadão caraguatatubense têm duas irmãs: Dênia da Costa Nunes Gomes e Simone da Costa Nunes Gomes.

Em 1982 a família se mudou para a cidade de Jacareí em busca de novas oportunidades de trabalho, e Marcus desde muito cedo ajudava seu pai na banca de jornais e revistas. Posteriormente fixaram residência na cidade de Lorena, onde seu pai abriu seu próprio negócio no comércio local e sua mãe lecionava nas redes públicas de ensino de Guaratinguetá e de Lorena. Ele estudava e ajudava na função de balconista na padaria de um amigo da família.

Marcus concluiu o 1º Grau em 1994 na escola E.E.P.S.G. “Professor Arnolfo Azevedo”, no ano de 1995 e após aprovação em 1º lugar no vestibulinho da ETEC do Centro Paula Souza, unidade Lorena, iniciou o 2º grau e o Curso Técnico em Segurança do Trabalho na ETEC “Alfredo de Barros Santos”, em Guaratinguetá. Formou-se em 1998 e em 1999 fez estágio na UNESP, campus Guaratinguetá, na área de Segurança do Trabalho.

Após o estágio na UNESP, foi contratado pela empresa FIRE SERVICES onde além de ser responsável pela parte administrativa da empresa, também ministrava cursos de brigada de incêndio e inspeções em empresas de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Sua história com Caraguatatuba começou nos passeios de férias com toda a família para curtirem momentos agradáveis belas praias, sendo que as visitas se tornaram constantes nas férias da família.

Cursou Administração Pública nas Faculdades Salesianas. Em novembro de 2003, mudou-se para Caraguatatuba após ser aprovado em concurso público da Prefeitura Municipal em 1º lugar para o cargo de Técnico em Segurança do Trabalho.

Marcus teve uma união com Eleonora Carmelita Viana por doze anos e fruto desse relacionamento nasceu seu grande amor, a filha Letícia Viana Costa Gomes.

Assumiu o cargo no dia 24/11/2003, prestando seus serviços na Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho (DMST) da Secretaria Municipal de Administração.

Em 2004, assumiu interinamente a Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, e em janeiro de 2005 assumiu efetivamente a Diretoria até 2008. Formou-se em Gestão Pública pela Universidade Cruzeiro do Sul – Módulo Caraguatatuba.

Marcus literalmente vestiu a camisa em luta pela classe dos servidores públicos, foi Presidente da ASCAFF – Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba de 2005 à 2009, onde obteve diversas conquistas.

“Sua trajetória no serviço público municipal é marcante pelo seu comprometimento, respeito pelo servidor público e a paixão pela profissão”, falou Pedro Ivo, autor da homenagem.

Marcus presidiu o Conselho Municipal de Saúde – COMUS de 2005 à 2009, desenvolveu a função de Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba nos anos 2007 e 2008, Membro da Comissão Municipal de Trabalho e Emprego em 2007 e 2008 e Membro do Conselho Fiscal do Caraguaprev no biênio 2012/2013 e é atual presidente do Conselho Fiscal, biênio 2014/2015. Em ambas oportunidades foi eleito pelo voto dos servidores municipais.

Atualmente cursa Pós Graduação em Gerenciamento de Cidades pela Fundação Álvares Armando Penteado – FAAP. Marcus, Marcão ou BOB como é carinhosamente chamado pelos amigos tem como paixão estar na presença dos amigos e do Poker, inclusive representando o Município em campeonatos.

“Um servidor público de carreira, pessoa simples, com espírito de liderança e empreendedor mesmo em momentos difíceis como foi a perda recente de sua amada mãe em junho de 2013, nunca deixou se abater, sempre apoiado pelos amigos e com o compromisso na excelência da prestação de qualidade no serviço público. Uma homenagem mais do que merecida”, disse Pedro Ivo.