25/09/2019 - Título de Cidadão Caraguatatubense será entregue a Mitsuo Kashiura

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira, às 19h, a sessão solene para entrega do título de Cidadão Caraguatatubense ao Ilustríssimo Comendador Mitsuo Kashiura, pelos relevantes serviços prestados ao município.

A homenagem se dá por meio do Decreto Legislativo nº 395 de 12 de setembro de 2018, de autoria do Vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo.

Nascido no Japão em 08 de maio de 1931, Mitsuo Kashiura veio ao Brasil com apenas um ano de idade, indo morar no Estado do Pará. Ainda garoto, mudou-se para a cidade de Dracena, no interior de São Paulo. O novo Cidadão Caraguatatubense teve quatro filhos: Auro, Nilson, Edézio e Márcia.

Caraguatatuba o recebeu no ano de 1963. Aqui, iniciou suas atividades de comerciante, montando uma pequena relojoaria na Praça Cândido Mota, ao lado da antiga padaria Capri, mas ele se destacou na cidade por ser um grande amante do esporte. Logo que chegou, montou uma equipe de beisebol da colônia japonesa.

Em 1965, Kashiura realizou o primeiro campeonato de futebol de salão, daí em diante, tomou gosto em organizar eventos esportivos. No mesmo ano, junto com um grupo de comerciantes, ajudou a fundar a Associação Comercial de Caraguatatuba, onde foi diretor por mais de 30 anos, passando por várias gerações de diretorias, sendo hoje um sócio honorário da entidade. Três anos depois, foi admitido como sócio representativo do Rotary Club, onde participou por mais de 30 anos, sendo eleito presidente em uma oportunidade.

No ano de 1969, pôde comprar o seu primeiro ponto comercial, na Rua Altino Arantes, onde ampliou a relojoaria e depois mudou de ramo, comercializando material de pesca, praia e esporte.

Na vida política, Kashiura chegou a ser 1º suplente de Vereador, na gestão do prefeito Bourabeby. Atuou também como diretor do Conselho Municipal de Turismo, presidente da Comissão Municipal de Esporte, onde inaugurou o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, entre outras importantes funções.

Em 1978, recebeu em São Paulo a medalha de Comendador da legião de honra Giuseppe Garibaldi.

O esporte em geral sempre foi sua paixão. Além de diversos torneios importantes na cidade organizado por ele, também foi um atleta exemplar, sempre atuante até poucos anos atrás, praticando natação e tênis de mesa e participando de várias competições voltadas aos idosos em todo o Estado, como Jori, Joremi, entre outros.

Em reconhecimento por tudo que fez pelo esporte na cidade, no ano de 2006, Kashiura foi homenageado na realização dos Jogos Regionais em Caraguá, quando carregou e acendeu a pira Olímpica.

A solenidade será transmitida ao vivo pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br, pelo facebook e aplicativo oficial da Câmara Municipal.