12/11/2019 - Vereador apresenta moção de repúdio à Agência de Transporte do Estado

Na noite desta terça-feira, durante a 36ª sessão ordinária do ano, o vereador Celso Pereira apresentou e teve aprovada por unanimidade a moção de repúdio 051/19, à ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Além dos votos favoráveis de todos, a moção foi bastante comentada pelos parlamentares, que apoiaram e teceram duras críticas aos responsáveis pela Rodovia dos Tamoios.

“Não é de hoje que esta Casa de Leis vem travando uma verdadeira batalha contra o Governo do Estado no sentido de aumentar o limite de velocidade na Rodovia dos Tamoios. Porém, a nossa luta e o apelo junto aos órgãos responsáveis para que isso ocorra não vem sensibilizando aqueles que detém o poder de interferir junto a Concessionária (Tamoios) que administra a rodovia. Sabemos que a diminuição do limite de velocidade tem a finalidade de diminuir o número de acidentes, porém 40 km/h, no trecho de serra e 60 km/h até 80 km/h no trecho de planalto, em uma rodovia duplicada não dá para aceitar”, disse Celso Pereira em sua moção.

Na última segunda-feira, Celso Pereira esteve com o Diretor Operacional da ARTESP, Alberto Silveira, fazendo a cobrança pessoalmente. “Fomos reivindicar os 100 km/h na rodovia. Acho uma vergonha esse limite estabelecido. É uma sacanagem com os usuários da Tamoios. Temos muitos moradores de Caraguá, do litoral, que pegam a estrada constantemente e sofrem com as multas. Isso afugenta o turismo, precisa ser revisto urgentemente”, esbravejou Celso Pereira.

As justificativas ouvidas por Celso Pereira foram por questões técnicas. O vereador rebateu e questionou o limite de velocidade da Rodovia Oswaldo Cruz, que liga Ubatuba a Taubaté que é maior e não é duplicada. “Ficamos indignados com as justificativas e espero que corrijam isso o quanto antes”.

Celso Pereira deixa claro que a segurança tem que estar em primeiro lugar, mas que um limite deste na Tamoios não pode ser considerado como medida de segurança. “Seja aonde for, sempre compreenderei que a segurança dos usuários das rodovias é prioridade, mas não somos hipócritas. Questões técnicas em diversas estradas do estado e do país tem um limite maior de velocidade. Cadê o respeito pelo litoral norte?”, finalizou.

A sessão contou ainda com a aprovação de outras moções. Confira abaixo:

MOÇÃO N° 54/2019 – Ver. Francisco Carlos Marcelino – Registra votos de pesar pelo falecimento do Ex-Presidente desta Casa de Leis Senhor Arlindo Yassuo Nakane, ocorrido dia 11 de novembro de 2019.

MOÇÃO N° 52/2019 – Ver. João Silva de Paula Ferreira – A Câmara Municipal congratula com a Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima pela realização do evento Arena Discursiva.

MOÇÃO N° 53/2019 – Ver. João Silva de Paula Ferreira – A Câmara Municipal congratula com A Equipe de Damas da EE Ismael Iglesias de Caraguatatuba, pelo resultado obtido representando o município.

MOÇÃO N° 55/2019 – Ver. Dennis da Silva Guerra – A Câmara Municipal congratula com o Sr Allan Guerra Gomes pela conquista do Max Fight 21 de Caraguatatuba.

MOÇÃO N° 56/2019 – Ver. Francisco Carlos Marcelino – A Câmara Municipal vem, na forma regimental, inserir na ata dos trabalhos desta egrégia Casa Legislativa Moção de Congratulações ao Dr Sebastião Misira – Presidente da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo.