(12) 3897-2525

09/12/2021 - Vereadores aprovam projeto para fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas do município

Projeto de autoria da vereadora Vera Moraes(PV), foi aprovado por unanimidade

 

Com o objetivo de minimizar o impacto da chamada “pobreza menstrual” nas escolas do município os vereadores de Caraguatatuba aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei nº 78/21, de autoria da vereadora Vera Moraes (PV), para instituir o programa de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Segundo a vereadora, a ideia é garantir o fornecimento de absorvente higiênicos para estudantes carentes visando a prevenção e riscos de doenças. “Infelizmente existem muitas adolescentes que não possuem condições financeiras para a compra de itens de higiene pessoal. O objetivo é evitar constrangimentos para muitas mulheres, que por conta disso, acabam utilizando materiais prejudiciais à saúde para estancar o sangue durante a menstruação. Além disso, muitas meninas acabam faltando às aulas em determinados períodos do mês, justamente  no período menstrual. “Isso significa que essas estudantes perdem em média 45 dias de aulas por ano, com óbvias consequências para o processo educacional e de socialização”, frisou.

A vereadora acredita que os absorventes devam ser disponibilizados nos banheiros femininos de maneira gratuita. “O município pode prever no orçamento a aquisição destes itens de higiene para serem ofertados nas unidades escolares, assim como papel higiênico, toalhas de papel”, acrescentou. 

Vera Moraes, que teve sua proposta aprovada por unanimidade, ressalta que o olhar humano é essencial para dar mais dignidade a população no geral. “Dessa vez a luta é pelas mulheres, mas toda classe que pode, de alguma forma ser beneficiada pelo poder público, merece nossa atenção. Trabalhamos e queremos o bem dos munícipes de nossa cidade”, finalizou.

<< Voltar