01/06/2023 - Vereadores cobram explicações do Secretário de Saúde durante prestação de contas na Câmara Municipal

Durante a audiência de prestação de contas do 1º quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira(31), os vereadores de Caraguatatuba fizeram cobranças ao secretário municipal de Saúde, Gustavo Boeher e aos técnicos que também participaram do encontro. 
Doze vereadores marcaram presença e entre os principais questionamentos estão a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, falta de manutenção em equipamentos, como por exemplo, tomógrafo e a falta de manutenção dos prédios públicos de atendimento da Saúde. 
“O vereador é o agente público mais próximo da população e todos os dias somos cobrados da falta de medicamentos nos postos e isso, secretário, não dá mais para aguentar”, frisou o vereador Baduca Filho. 
Durante a audiência, o vereador Fernando Cuiu fez algumas pontuações: “É preciso que todo o dinheiro que a prefeitura repassa à organização social João Marchesi seja esclarecido nesta casa com o devido serviço à população. Nós, vereadores, temos a obrigação de realizar todas as cobranças que sejam necessárias”, destacou.
O presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, aproveitou a ocasião para relembrar momentos marcantes para a cidade que contribuíram para a área da saúde, como as inaugurações das novas UBSs, a entrega das UPAs Sul e Norte e a ampliação dos leitos da Santa Casa: “tenho um grande respeito e admiração por toda a equipe da saúde. De 2017 pra cá tivemos uma revolução muito grande nesta área. O planejamento é um fator fundamental em todas as esferas dos poderes públicos. Vamos contribuir com ele para que possamos atender toda a população da melhor forma possível”, comentou o presidente. 
O vereador Marcos Kinkas, que vem sendo cobrado pelos munícipes desde o início do ano,  fez um questionamento ao secretário acerca dos serviços de Mamografia e Banco de Leite, que não estão em funcionamento e pediu um posicionamento ao secretário. 
De acordo com o secretário Gustavo: “Nós encontramos um problema na mamografia do Pró-Mulher e temos o AME que realiza este tipo de exame. Nós encontramos uma dificuldade em âmbito nacional para fazer reparos dos equipamentos, que são muito sofisticados e exigem manutenção, que é o que vem acontecendo hoje no Banco de Leite. Estamos entrando em contato com uma nova empresa para realizar este tipo de certificação e trabalhando para que isso seja sanado o mais rápido possível”, afirmou o secretário de saúde. 
Ao final da audiência pública, o secretário Gustavo agradeceu a toda a equipe e aos presentes: “antes de entrar para trabalhar no serviço público eu tinha uma visão diferente da que tenho hoje. Muito obrigado a todos por fazerem parte do time da saúde de Caraguatatuba”, finalizou.

<< Voltar