27/01/2023 - Vereadores participam da entrega do primeiro serviço de acolhimento para mulheres vítimas de violência

A Câmara de Caraguatatuba foi representada na cerimônia de entrega da casa que fará o serviço de atendimento provisório para mulheres vítimas de violência.  Participaram do evento os vereadores, Vera Morais, Jair Silva, Cristian Bota, Baduca Filho, e o presidente Tato Aguilar.
A nova casa de acolhimento recebeu o nome da assistente social Danielly Patrícia Pegoretti Barbosa, que durante 19 anos atuou na Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba, e veio a falecer em setembro de 2021.
O local, servirá para acolher mulheres acima de 18 anos em situação de violência doméstica e poderão ser acompanhadas de seus filhos, se forem menores de 18 anos de idade. As mulheres poderão permanecer no local por, no máximo, 30 dias. Na casa haverá oferta de serviços com equipe multidisciplinar, encaminhamentos para rede de proteção, acesso aos direitos por meio de acolhimento especializado e apoio para reorganização de vida com promoção da autonomia, segurança e autoestima.
O local tem capacidade para acolher até 10 usuárias, que podem ser encaminhadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e Plantão do Creas. A equipe é composta por assistente social, psicóloga, educadora social, administrativo e segurança 24 horas.
Para o presidente da Câmara, este é mais um equipamento público que trará muitos benefícios para a população. “Ofertar um local como este com o objetivo de quebrar o ciclo de violência doméstica é muito bom e uma maneira de darmos mais assistência àquelas que sofrem a violência em casa e nem sempre tem para onde ir. Com este espaço certamente estamos garantindo ainda mais os direitos das mulheres”, disse.