04/07/2023 - Vereadores participam de inauguração do Centro POP no Jardim Jaqueira

Os vereadores de Caraguatatuba participaram, na manhã desta terça-feira (4), da cerimônia de inauguração do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). O novo equipamento serve como ponto de apoio ou referência para este público.
Marcaram presença na inauguração os vereadores Dé Construtor, Jair Silva, Oswaldo Pimenta de Melo Neto, o China; Gil Oliveira, Cristian Bota, Baduca Filho e Antonio Carlos Junior.

O vereador Dé Construtor, que na ocasião representou o presidente da Câmara, Tato Aguilar, destacou a importância do novo local. “Nós estamos muito felizes em participar deste evento porque este é um equipamento que vinha sendo cobrado há muito tempo por todos nós vereadores na Câmara Municipal”, frisou Dé Construtor.

O prefeito Aguilar Junior destacou a importância do serviço integrado no local. “Aqui vamos abrigar seres humanos com um olhar diferenciado dando a chance de que oportunidades sejam criadas para quem passar por aqui, seja via PAT, por exemplo, para a reinserção no mercado de trabalho”.

O que é?

O Centro POP é um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Promove o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e encaminhamentos para documentação, tornando uma referência do usuário.

No local, uma equipe multiprofissional realizará atendimento individual, encaminhamento a serviços como regularização de documentos, acolhimento, recâmbio para o convívio familiar/comunitário, inscrição e atualização do Cadunico, atividades socioeducativas e encaminhamento para a rede de serviços.

O Centro Pop será administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e prevê o atendimento diário de 40 pessoas, sendo jovens, adultos, idosos e famílias, com principal objetivo de reestruturar os vínculos familiares rompidos, incentivar o protagonismo e a participação social do indivíduo para a resignificação das questões relacionadas a sua trajetória de vida e convívio familiar e comunitário, buscando que saiam dessa realidade.

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua a qualquer momento ou por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social ou por outros serviços da assistência social ou de outra política pública e por órgãos do Sistema Judiciário.

O Centro Pop está localizado na Rua Antonio Valente, 100 – Jardim Jaqueira (próximo a Rodoviária).