01/11/2023 - Vereadores questionam temas relacionados à transporte no Litoral Norte em reunião da Frente Parlamentar

Em um encontro que durou pouco mais de duas horas e meia no plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba vereadores do Litoral Norte discutiram e fizeram cobranças aos representantes do Governo do Estado e da Concessionária Tamoios em relação às questões ligadas ao transporte na região.

A segunda reunião da Frente Parlamentar do Litoral Norte contou com a presença dos presidentes das Câmaras, Tato Aguilar (Caraguatatuba); Marcos Fuly (São Sebastião); e dos vereadores Pedro Renato (São Sebastião); Teimoso (São Sebastião); Leleco Augusto (Ilhabela); Gabriel Rocha (Ilhabela); Jair Silva, Marcos Kinkas, Vera Morais, Gil Oliveira e Dé Construtor, de Caraguatatuba. Também participaram do encontro o diretor do Departamento Hidroviário, Agnaldo Almeida Junior; o assessor do deputado estadual Edmir Chedid, Jair Fernandes Gonçalves; e os representantes da Concessionária Tamoios, Diêgo Dutra e Marcos Elia Galvão.

O fechamento da Rodovia dos Tamoios foi o primeiro tema abordado pelos parlamentares e a cobrança feita à concessionária de buscar uma alternativa para minimizar os impactos desta ação. “Não podemos ficar reféns de uma serra fechada, é preciso ter uma alternativa para nós”, disse o vereador Marcos Kinkas.

Segundo o representante da Concessionária Tamoios, Diêgo Dutra, está sendo implantado um novo sistema para a chegada dos veículos à Caraguatatuba durante a operação comboio. “Por questões técnicas e de segurança não podemos deixar os túneis com mão dupla de direção, por conta disso, seguiremos com o sistema de comboio para descer e subir a serra em casos de fechamento da serra antiga, porém, não haverá mais o encontro do tráfego ali nas proximidades do Supermercado Shibata porque passaremos a utilizar o viaduto e uma nova alça de acesso que sairá próximo à rodoviária da cidade”, explicou.

Com relação ao transporte e impacto de Carga-Viva, o representante do departamento hidroviário Agnaldo Almeida explicou: “A proposta de aumentar o número da capacidade de embarcações na balsa é algo que deve ser estudado por questões de segurança climáticas e de ordem da Marinha do Brasil”.

O vereador Gabriel Rocha fez um apontamento sobre o tempo de Travessia de balsa (Ilhabela - São Sebastião) e o retorno da fila prioritária: “Entendo a importância da fila de horário marcado na balsa para o turismo e desenvolvimento da região. Por questões de justiça, a fila prioritária para os moradores da cidade deve retornar o quanto antes, e esta foi uma recomendação do Ministério Público”, frisou.

O presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Fuly, agradeceu a oportunidade pela participação no encontro: “São questões e reivindicações importantes que devem ser ouvidas pelo Estado e também pelo governo Federal e levadas em consideração”.

Para o vereador Marcos Kinkas, um encontro muito produtivo: “Somos cobrados diariamente pela população sobre estas questões e agradecemos a presença e colaboração de todos vocês. Devemos unir forças para reivindicar todas estas melhorias que pleiteamos”.

“Sou grato aos nobres pares por me proporcionarem a honra de ser presidente da frente parlamentar para tratar de temas relevantes para nossa região. Nosso próximo passo será organizar proposituras e provocar cada departamento estadual competente para dar a devida atenção a população do Litoral Norte e realizar estas cobranças para que possamos obter respostas práticas”, finalizou o presidente da Frente Parlamentar, vereador Gil Oliveira.